quinta-feira, 8 de março de 2018

TREMOÇO| FIT OU FAT?

Enquanto escrevo este post para vocês, estou a petiscar tremoços numa tacinha em cima da secretária! Mas será que o tremoço afinal é FIT ou FAT? 



Sério...sem mentir, tremoços é dos meus maiores vícios desde a infância. Isso e azeitonas! 
Eu lembro de sair da escola e ir com uma colega comprar sacos de tremoços e azeitonas e sentar nas escadas de um parque natural a enfardar esses petiscos toda a tarde! 
Hoje como mais regradamente, mas continua a ser um dos meus petiscos favoritos!



O tremoço, é na verdade, uma leguminosa extremamente nutritiva e muito pouco calórica! 
A razão pela qual, ele é tão pouco calórico, deve-se ao facto de 60% da sua constituição ser água! 
Ele tem também bastante proteína, o que é ideal especialmente para quem treina, e muita fibra.

Para além disso, tem uma elevada concentração de cálcio, fósforo e ácidos gordos insaturados.

Ajuda no funcionamento do trânsito intestinal, ajuda a controlar a taxa de açúcar no sangue, reduz o colesterol e também o apetite, portanto torna-se num dos teus melhores amigos na dieta para aqueles momentos em que te apetece petiscar algo!


Maaaas como nem tudo são flores, necessitas de alguns cuidados na inclusão deste alimento na tua dieta. É que, infelizmente, a maioria dos tremoços que se encontram à venda nas superfícies comerciais, estão carregadas de sal! Mas carregadas a um nível absurdo! Portanto, antes de o comeres lava-o sempre muitoooo bem! 
Depois, os entendidos recomendam que os comas com casca pois a casca aumenta a sua capacidade de controlar o açúcar no sangue e torna-o um alimento ainda mais saciante!

Se fores como eu e achares que após ele ficar de molho, o seu sabor já não é tão cativante, tempera-os com oregãos, manjericão ou alho e tomate e acredita, vais adorar!



Mas afinal o tremoço é fit ou fat?
Concluimos que sim...temos aqui um excelente alimento fit e que podes consumir à vontade desde que sigas a regrinha em cima! E bom petisco!




Sem comentários:

Enviar um comentário