domingo, 15 de abril de 2018

5 DICAS PARA POUPAR QUE EU REALMENTE SIGO


À cinco anos atrás, eu partilhei convosco, aquela que seria a maioria aventura de toda a minha vida: MORAR SOZINHA!!!
Para quem acompanhou toda a mudança e os primeiros meses, percebeu como foi difícil aprender todas as coisas quando uma pequena adulta de 20 aninhos, que não sabia cozinhar, não sabia gerir uma casa, não fazia ideia como se pagava uma conta no multibanco, decidiu mudar de cidade e ir morar sozinha sem emprego e apenas com um curriculum na mão procurando por um emprego estável. 
Tudo deu certo...mais do que certo aliás! Eu estava certa sobre as minhas intuições e mesmo nas dificuldades eu nunca desisti!



Na época, partilhei convosco vários vídeos de como poupar morando sozinha e vocês adoraram. Desde essa altura que vocês sempre me pedem mais e mais dicas de poupança, como organizar um salário e como juntar dinheiro para algum objectivo. 

Prometo-vos em breve, uma reedição de todos os vídeos e mais posts sobre poupança, assim como este!

A verdade é que em cinco anos, eu mudei, o salário mudou, as coisas mudaram. Não sou mais tão poupada como era antes, porém, eu sou capricorniana...sabem o que isso significa? MÃO DE VACA ATÉ À COVA! 
Sério, todos os meus amigos brincam comigo por causa de eu ser tão agarrada, e eu nem acho que seja tanto assim. As pessoas é que em geral, são demasiado mãos largas!
Se pouparmos todos os dias em coisas simples, conseguimos aquele objectivo que sonhamos à muito tempo!



JUNTA OS TALÕES DE TUDO O QUE COMPRAS



A maioria das dicas que encontramos pela internet ou em livros de poupança, diz-nos para montarmos uma planilha e registarmos tudo o que compramos ou gastamos dinheiro. Sério...não funciona para mim! Se para ti funciona, ótimo, é o melhor truque! Mas se tal como eu, ao segundo dia já te esqueceste de registar metade das coisas, espera...há solução para ti! O que eu faço, é guardar na carteira, todos os talões. Na verdade, já faço isso sem pensar! No fim do mês, tenho a carteira cheia de papéis, mas tenho ali tudo registado. Pego num caderninho onde registo as despesas anuais e aponto quanto gastei naquele mês. Aí já deixo a carteira vazia para começar um novo mês!


O TEU FOCO, É O TEU OBJECTIVO



Uma viagem, uma peça de roupa super cara, uma obra em tua casa, um carro, ver a conta a crescer....Não importa!
A verdade é que acredito que nos movemos pela motivação que temos. Digo isso sempre que me perguntam como consigo ir ao ginásio 6 vezes por semana e manter uma alimentação saudável à dois anos sem desistir! Não há segredo nenhum para conseguirmos tudo o que desejamos na vida, a não ser lutar pelas coisas. Mas a verdade é que é difícil, e quando se torna difícil temos de nos relembrar qual é o nosso objectivo afinal! 
Conheci um rapaz que lia muito sobre economia e um dia disse-me que tinha na mesa de cabeceira da cama, uma fotografia do seu apartamento de sonho. Perguntei-lhe porquê e até me ri....
E ele respondeu-me:
- "Sempre que acordo de manhã, olho para aquela fotografia e lembro-me que aquele é o meu sonho de vida. Rejo o meu dia inteiro em função daquele objectivo...30 dias por mês, 365 dias por ano!"
Eu tinha 15 anos quando ele me disse isso...e nunca mais esqueci!
Hoje sim...ele tem o seu apartamento de sonho!



GUARDA UMA SEMANA DO MÊS, PARA NÃO GASTAR QUASE NADA



Juro que faço isto...sou poupada o mês inteiro ok? Mas escolho sempre a segunda semana do mês para gastar o mínimo dos mínimos. No fim da semana fico sempre orgulhosa do quanto consegui economizar e a conta bancária agradece.



EVITA GASTOS DESNECESSÁRIOS NO DIA A DIA



Pode parecer cliché, mas se analisares bem, é nas pequeninas coisas que se gasta muito dinheiro. 
Se podes poupar numa ida ao cinema poupa! Se estavas a pensar ir jantar fora, vai...mas procura um restaurante que esteja dentro do teu plano de gastos! Evita fazer refeições fora de casa constantemente porque acredita, já o fiz e não só gastava rios de dinheiro à toa como a minha saúde saiu prejudicada!
Compara preços, sê atenta e faz as melhores escolhas!



CUPONS E PROMOÇÕES



Vocês já sabem que eu sou viciada em cupons de desconto e sinceramente, não percebo como hoje em dia, a maioria das pessoas ainda não aderiu aos cupões de desconto e às poupanças que eles permitem!
Juro-vos que não entro num site de uma loja online, por exemplo, sem antes pesquisar na internet, se aquela loja tem ou não cupons de desconto! Porque a verdade é que se podes comprar mais barato, porque é que escolhes pagar mais? 
Um site incrível é o CUPOMVALIDO . Quando conheci este site, pensei que era mais um site de cupons de desconto apenas disponível para lojas no Brasil e que mais um vez em Portugal nós não tínhamos sorte, mas enganei-me. Felizmente, o CUPOMVALIDO, tem parcerias com diversas lojas internacionais onde podemos usufruir de descontos e poupar dinheiro.
O CUPOMVALIDO tem descontos disponíveis para as lojas como: ALIEXPRESS, EBAY, GEARBEST, NETFLIX, BILLABONG, ADIDAS, ZAFUL E MUITO MAIS...


Por fim, a minha última dica de hoje é: PÕE EM PRÁTICA HOJE! Desafio-te a seguires estas dicas, um mês inteirinho. Quando terminares, vais ver mais dinheiro de parte e vais querer continuar! Boas escolhas!!!







1 comentário:

  1. Ótimas dicas , é sempre bom aprender mais dicas de como poupar .
    Nisso também sou muuuuito poupada ihih
    O Olhar da Marina

    ResponderEliminar