quinta-feira, 5 de julho de 2018

TAREFAS DIÁRIAS PARA PESSOAS FELIZES




Hoje tive o prazer de ter uma conversa rica em partilha de conhecimentos e experiências de vida com uma colega de trabalho. No meio da conversa, ela questionou-me...
- "Tu estás sempre tão feliz...tu não eras assim à uns anos atrás. Pareces tao serena...tão despreocupada. O que e que tu fazes para ser assim?"

Expliquei-lhe, que alcançar um estado de paz, é um processo mais longo para umas pessoas e menos longo para outras, mas que, em todos os casos, é um processo de construção, passo a passo. Um processo de construção interior...por nós mesmos e não para mostrar aos outros. Que não se trata de fazer isto ou aquilo...mas sim, um conjunto de mudanças no dia-a-dia, principalmente mentais. 

Mas eu posso enumerar algumas das coisas que passei a praticar na minha vida diariamente e que fizeram toda a diferença, para que talvez, posso mudar a vida de alguém.






1 - PRATICA A GRATIDÃO

Não tem como todos os outros passos funcionarem, sem começares por aqui. Como podes ser feliz e estar plena se não valorizas as pequenas coisas boas da vida?
Acordar todos os dias e poder respirar...é a maior dádiva do universo. Agradece pela vida todas as manhãs...agradece pela amizade de quem te acompanha. Agradece pelo amor, pela família, pelo teu trabalho, pela tua saúde...
Tudo o que é negativo deixa de ter valor, perante tanta coisa simples e incrivelmente maravilhosa. 




2- MEDITA-TE
Digo "medita-te" porque de facto, acredito nisso. Na capacidade, de passarmos tempo connosco próprios. 
Comecei a praticar meditação no ano passado e posso dizer-vos que foi das melhores decisões da minha vida. Quando meditas, para além de te tornares uma pessoa muito mais calma e serena, o tempo da meditação faz com que te reencontres...te olhes, te conheças. Porque estamos tão perdidos na falta de tempo, na agenda, nos compromissos...e nós ficamos onde? 



3 - PASSA UM TEMPO NA NATUREZA
Nós somos natureza! Não somos carros, nem casas, nem escritórios...não somos paredes, nem roupas de marca ou smartphones de luxo. 
Querendo ou não...nascemos para vivermos na natureza...e por alguma razão...teimamos em negarmos as origens e valorizarmos coisas sem valor algum. 
Apreciar a natureza em silêncio...acorda-te para a vida...para a verdadeira vida!



4 - ALIMENTA O TEU CORPO COM COMBUSTÍVEL PURO

O teu corpo é a tua maquina. A melhor e a única que terás...não existem segundas chances, segundas vidas...querendo ou não...a tua vida não é um jogo! Por isso, nada deveria ser mais importante do que cuidares do teu corpo o melhor que conseguires...física e mentalmente!  Já falei em cima de como podes cultivar a tua mente, mas é só isso? Não...
Os nossos corpos estão intoxicados por produtos que nem deveriam ser chamados de "alimentos".
Aprender a olhar um alimento de verdade e apreciar as suas propriedades e o bem que vai fazer ao teu corpo...vai encher-te de amor, carinho e respeito por ti própria!



5 - ACEITA QUE ÉS UM SER HUMANO...NÃO UM DEUS

Vivemos numa era onde nos ensinam que não podemos falhar como esposas, funcionarias, mães, filhas, mulheres...Exigem isso de nós...ate que passamos a achar que isso é o correto e começamos a exigir de nós próprias a perfeição. E como seres humanos que somos, falhamos...mas como nos foi incutido que falhar é errado...ficamos revoltadas connosco, desiludidas, deprimidas. CHEGA!
Falhar é válido...aliás..temos de falhar, ainda bem que falhamos. Pois é nas falhas que evoluímos...NÃO SOMOS MÁQUINAS! 
Reconhecer que falhamos é uma virtude...mas não te cobres demasiado. A vida é curta como te disse. É preciso vive-la.
A sociedade, infelizmente, está aí para te cobrar e não importa quão perfeita tentes ser, ela sempre te vai cobrar mais um pouco e mais e mais. E tu ficas onde? Onde fica o teu bem estar? A tua paz? A tua calma? 
Aceita que falhas e que irás falhar mais vezes até ao fim da tua vida. Sabes porque? Porque és um ser humano...e não um Deus! 

Encara estas tarefas como metas pessoais obrigatórias e acredita...serás mais feliz!



Sem comentários:

Enviar um comentário