quinta-feira, 11 de outubro de 2018

ASMR | É A NOVA FORMA DE MEDITAR?



ASMR tornou-se um verdadeiro fenómeno, lá fora, recentemente...vídeos no Youtube onde, maioritariamente, raparigas, simulam situações do quotidiano, como cortar o cabelo, maquilhar alguém, consultas médicas, entre outros, gravados com um som bem suave e com barulhinhos simpáticos! O que é que eu estou para aqui a dizer? Ok vamos lá...

ASMR -  Autonomous Sensory Meridian Response, que em português significa, RESPOSTA SENSORIAL AUTÔNOMA DO MERIDIANO, ou seja, tratam-se de sons que proporcionam sensação de prazer auditivo ao nosso cérebro, provocando um relaxamento intenso!




Pois é....garanto que quando começares a assistires a um video de ASMR, tudo o que vais ter vontade de fazer nos primeiros segundos, é RIR! Mas com os passar dos segundos, o teu cérebro vai amar aqueles sons e vozes suaves e não vais conseguir deixar de ouvir até ao fim!

Muito popular na internet, o ASMR é aclamado de "orgasmo cerebral", "massagem cerebral", "formigamentos cerebrais", porém, descobri recentemente que apesar de a maioria das pessoas ser unânime na opinião de que o ASMR é tudo isto que citei em cima, uma pequena minoria não consegue ter nenhum tipo de sensação ao ouvir estes sons. 




No Youtube, existem diversos vídeos de ASMR, mas nem todos são bons. A verdade, é que é necessário talento, delicadeza e material apropriado para a gravação e boa captação do audio. Uma brasileira muito famosa pelos seus vídeos ASMR é a Sweet Carol. A Jana Makeup, Youtuber de beleza, também criou recentemente 3 vídeos de ASMR e foi super aclamada pelo público. 

        


        

Sinceramente, quando comecei a ver estes vídeos pelo Youtube, não entendi o porquê de serem tão populares. Mas a meio do primeiro video, já estava totalmente rendida e já adormeci várias e várias vezes a ouvi-los.




Para muitos, ASMR é a nova forma de meditar sem nenhuma dificuldade em obter a concentração necessária na meditação. Pessoalmenete, não concordo com esta opinião...Meditação é um processo mais complexo, mas para mim, muito mais completo, visto que vai muito além de relaxar ou adormecer. Meditar é conhecer a nós mesmos, é nos vermos por inteiro. Já fiz vários posts aqui no blog, em que falo, das maravilhas de meditar. Porém, uma coisa não impede a outra e acredito que nos dias corridos e agitados que vivemos, experimentar novas técnicas de relaxamento são sempre uma mais valia.


Então e tu? Já experimentaste ASMR ou já conhecias?

2 comentários:

  1. Já experimentei ASMR e houve uma altura em que adormecia a ouvir! Adorava! Concordo contg no que toca a meditar. São coisas completamente diferentes!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar