sexta-feira, 9 de novembro de 2018

DIETA FLEXÍVEL | A NOVA FEBRE #AGORASOUFIT





Não é segredo para ninguém que eu sou fã de alimentação saudável e de cuscar as dietas da moda!
Ultimamente muito se tem falado em dieta flexível pelo mundo do fitness e actualmente vive-se uma era onde ou se fazem dietas restritivas ou a famosa dieta flexível! Por isso, hoje vamos entender melhor o que é isto de ser flexível na dieta e o que eu penso sobre o assunto (lembrando que eu não sou nutricionista, apenas trago a minha opinião como alguém que gosta e se interessa pelo mundo fitness e pela saúde)!





O QUE SÃO AS DIETAS RESTRITIVAS?
Então pessoal, as dietas restritivas são todas aquelas famosas dietas Low Carb ou Zero Carb, que vos inibe de ingerir qualquer hidrato de carbono ou vos permite consumi-los, mas em quantidades super reduzidas. Dietas onde se defendem jejuns longos, poucas refeições, calorias diárias reduzidas, onde valorizam apenas um macro como o caso da dieta da proteína,etc.



SÃO EFICAZES? RISCOS PARA A SAÚDE E O QUE EU PENSO SOBRE ELAS...
Estas dietas são super eficazes numa perda rápida de peso inicial...o problema começa depois! Quem é que consegue manter este tipo de dieta restrita para o resto da vida?! Para quem tem dificuldade em emagrecer por gostar de comer, pior ainda. Eu já fui seguidora da dieta Low Carb durante muito tempo, por recomendação de uma nutricionista e sinceramente, de todas as que citei a cima, é a mais segura, eficaz e a mais fácil de manter a longo prazo...pelo menos no meu caso! Mas por exemplo, seria incapaz de manter uma dieta Zero Carb por mais de um dia!
Os riscos para a saúde são discutidos por nutricionistas e médicos e as opiniões dividem-se, por isso, eu não sou ninguém para dizer-vos que isto ou aquilo não é saudável...mas na minha opinião? Não posso acreditar que uma dieta baseada em apenas proteína seja saudável...também não sou adepta dos jejuns, apesar de saber que há quem adore esta prática e consiga mantê-la! 





E DIETA FLEXÍVEL...AFINAL O QUE É?
Como o nome indica, é uma dieta que te permite comer de tudo e quando digo de tudo...é de tudo mesmo! Sim...estão incluídos chocolates, bolos, pão,....
Não, não estou maluca! 
Basicamente, é uma dieta que DEVE  ser sempre acompanhada por nutricionista, onde o profissional baseado no teu peso, objectivo e mais uma serie de factores, designa a quantidade de macros que deves ingerir por dia, assim como a totalidade de calorias. A partir desse momento, começas a contagem dos macros...ou seja...vais contar as gramas de hidratos de carbono, de proteína e de gordura que vais ingerindo e não podes, ou não deves, ultrapassar aqueles limites que o nutricionista te colocou. Por outro lado, também não deves ficar abaixo. Se chegares ao fim do dia, e tiveres macros de hidratos de carbono livres podes preenche-los com o que quiseres...um bolo se preferires! 
Dai ser uma dieta flexível...dentro daqueles parâmetros...tu é que decides!






AS VANTAGENS...EFICÁCIA E A MINHA OPINIÃO!
Claramente, a maior vantagem é ser uma dieta mais fácil de seguir e como tal, uma dieta que pode ser feita para o resto da vida! 
A nível de saúde, parece-me uma opção muito mais saudável e equilibrada do que as dietas malucas porem, admito que me mete imensa confusão a quantidade de açúcar que vejo algumas pessoas consumirem sem nenhuma razão só porque sobraram macros. Nesta dieta, não se defende tanto os produtos naturais, biológicos, ou pouco processados como noutras dietas...mas claro, que isso já vai da pessoa que a pratica! 



Actualmente, estou a seguir a dieta flexível à cerca de duas semanas e sem duvida que estou a amar a experiência. No meu caso, o objectivo e aumentar 3kg até Dezembro e como tal, escolhi a dieta flexível pois nestes casos é a mais indicada por causa da contagem de macros que obviamente no meu caso, são mais altos do que alguém  com a mesma altura que eu que esteja a tentar perder peso! Dá trabalho? Dá sim! Mas acaba por ser divertido ir registando todas as refeições!  Torna-se um desafio obter os macros todos direitinhos!
Mas como referi em cima, evito encher-me de açucares quando me sobram macros e tento comer os alimentos mais saudáveis possíveis. 




Se queres iniciar um novo estilo de vida, se pretendes perder peso ou aumentar, lembra-te que a tua saúde vem em primeiro lugar. Então tenta sempre procurar um bom profissional que te ajude numa dieta equilibrada e ideal para ti...e por favor, não façam dietas que vos prometem mundos e fundos sem se informarem bem primeiro!




Sem comentários:

Enviar um comentário