segunda-feira, 1 de abril de 2019

MINIMALISMO | 5 COISAS QUE NÃO PRECISAS NA TUA VIDA




Não, não adoptei o minimalismo para minha vida! 
Maaas quando começas a dar mais valor às coisas essenciais da vida, automaticamente o minimalismo entra no teu dia a dia. Aliado ao facto de me preocupar com o meio ambiente e com as minhas finanças, há coisas que me dou conta que realmente não necessito!

Fiz uma lista de 5 coisas que deixei de comprar e que tenho a certeza que se pensares uns minutinhos vais conseguir deixar de comprar pelo menos uma das coisas que aqui digo.




1 - ROUPA NOVA TODO O MÊS? ESQUECE 
Olha...de todas as mudanças na minha vida, esta deve estar nas top5 com certeza! Não que eu fosse compradora compulsiva até porque vocês sabem que eu sou poupada para caceteeee desde sempre. Maaaas como ao longo dos anos tive a sorte (e também muito trabalho) de ir ganhando mais, consecutivamente eu também me fui dando ao luxo de gastar mais comigo mesma. Todo o mês eu comprava roupa, calçado ou maquilhagem! 
Até que quando me dei conta, já não usava montes de maquilhagem que tinha acumulada na gaveta, roupas com etiqueta que afinal nem gostava tanto assim...dei para as amigas e deixei de comprar do dia para a noite! Hoje só compro realmente quando preciso e olhem...dá para viver de muito bem com isso! 


só eu achei esta cozinha a coisa mais linda??


2 - CANECAS E PRATOS
Então tu agora comes na mão??? 
Não né gentiiiii?! Eu tenho uma boa colecção de canecas para uma vida inteira porque eu era a viciadona de coleccionar canecas. Acho ate hoje, a coisa mais fofaaa do mundooo (depois dos meus bichinho) mas cheguei à brilhante conclusão que já não tinha onde enfiar canecas...parei de comprar!
Pratos a mesma coisa...eu comprava porque eu achava que estavam baratos e que podia precisar deles no futuro! 
Para compensar, estou a precisar de comprar talheres, mas como vocês leram, vou comprar um dia destes mas porque PRECISO!




3 - JOGOS PARA A XBOX
Sim nesta casa moram duas garotas que amam jogar jogos. Mas o problema é que ao gostarmos tanto, sempre que íamos ao shopping, passávamos naquelas lojas de electrónicos e lá comprávamos mais um jogo. Ou porque estava em promoção, ou porque era lançamento, ou porque o jogo devia ser brutal e podia esgotar em breve! 
Aiii tanto dinheirinho deitado fora quando podia estar na poupança ou investido!
Pois é meninas, muitos desses jogos eram comprados por impulso e acabavam por ficar na prateleira meses e meses sem serem nem abertos. Hoje só se compra depois de acabarmos um jogo ou no máximo dos máximos nos natais e festas de aniversário. 



4 - ALMOFADAS DECORATIVAS
Vocês não estão a perceber a obsessão que eu tinha em ver almofadas e puffs em tudo quanto era canto na casa. Achava e ainda acho uma gracinha, mas percebi que já só comprava por achar fofo e não por precisar. 




5 - A LOUCA DOS DETERGENTES
Isso eu já confessei para vocês no canal num video bem antigo! 
Gastava muito dinheiro em tudo quanto era sprays de limpeza, gel para isto e para aquilo, multiusos desta marca e daquela, lixívias, amoníaco, enfiiiim....às vezes parecia que tinha uma empresa de limpeza montada na minha despensa. 
Para que? Na verdade, hoje reduzi para 3 ou 4 tipos de detergentes e é mais do que suficiente!


Antes de caíres no consumismo excessivo lembra-te que:

- Comprar menos é comprar melhor; 
- Consumir não é um problema, mas de forma excessiva já o é; 
- Estabelece prioridades nas tuas escolhas diárias;
- Pessoas e experiências são mais importantes que coisas!

Sem comentários:

Enviar um comentário